A Free Template from Joomlashack

A Free Template from Joomlashack

Verdades e Mentiras

A perseguição desmesurada aos fumantes tem causado uma série de casos de abuso, desrespeito, crueldade, autoritarismo, violência e violação dos mais básicos direitos humanos. A grande imprensa, movida pelo sentido do "politicamente correto" e temente da reação barulhenta e passional de governantes e entidades de combate ao fumo, raras vezes apresenta estes casos e as razões que os fazem ocorrer -- uma grande combinação de interesses, argumentos enganosos e muita hipocrisia. E com base em ideias falsas ou unilaterais, tenta-se transformar em criminosos cidadãos de bem que têm sentimentos, que têm amigos, que têm voto e que contribuem para o crescimento do Brasil como quaisquer outros.

Nesta seção o FumantesUnidos.org desmente algumas das verdades pré-fabricadas que a cruzada antifumantes vende por aí, bem como mostra fatos, estudos, análises e evidências que são convenientemente escondidos ou retirados do debate público para que não permitam à população desenvolver um raciocínio próprio sobre a questão do fumo.

Sub-categorias

  • Leis e Justiça

    O Brasil é um país rico em leis -- em algumas coisas, é até exagerado. A fiscalização e o respeito a elas é outro assunto. De qualquer maneira, tanto a legislação sobre o fumo quanto sobre os direitos do indivíduo é bastante abrangente e por vezes complexa. Vamos tentar aqui apresentar e debater o que existe. Só o conhecimento das leis pode garantir que nossos direitos sejam respeitados.

    Total de artigos:
    2
  • Saúde

    De maneira bastante cínica e irresponsável, autoridades se referem e tratam os fumantes como cidadãos que renunciaram qualquer direito ou preocupação com a saúde. Senão, o que é que eles querem criando fumódromos totalmente fechados, sem janelas, e onde seria proibida a entrada de faxineiros durante os períodos de funcionamento?

    Como quaisquer cidadãos, os fumantes têm preocupação com a saúde, sim -- até mais do que muita gente por aí. As pessoas têm diferentes estilos de vida e formações genéticas. Algumas têm uma vida sedentária, comem porcarias, e morrem mais cedo. Outras têm uma vida ativa, fazem exercícios, têm uma alimentação saudável, e... morrem cedo. E, também, existem pessoas sedentárias, glutonas, beberronas e fumantes que vivem por muitos anos. Nós podemos morrer a qualquer idade por acidente, mas se você deliberadamente escolhe um modo de viver que pode te levar a uma morte prematura (e isso é uma escolha pessoal), você está encurtando, de várias formas, a qualidade e a duração da sua vida. E isso não depende de você fumar ou não!

    Fumar não é e nunca vai ser um hábito salutar, mas você pode fazer diversas coisas para diminuir os seus efeitos negativos. Aqui apresentamos informações sobre esses cuidados, bem como apresentamos artigos sobre os efeitos do fumo, como evitá-los, e produtos que podem ser usados para garantir a quem fuma uma vida bastante saudável.

    Total de artigos:
    2
  • Pseudociência

    Você sabia que o fumo passivo não foi, ao longo de quase 40 anos, causa de câncer ou doenças do coração em aeromoças e comissários de bordo quando se podia fumar em aviões? E você sabia que a ciência não conseguiu enxergar qualquer ligação entre o fumo passivo e a ocorrência de câncer de pulmão? Pois a ciência que chegou a essas conclusões é exatamente a mesma que é apontada como referência pelos anti-tabagistas. Estudos feitos, muitas vezes, por organizações que não tem qualquer interesse ou ligação com a indústria de tabaco -- muito pelo contrário.

    Longe de nós dizer que essas conclusões é que são a verdade definitiva sobre o fumo. Mas a existência dessas pesquisas mostra que nem mesmo a ciência chegou a qualquer conclusão definitiva. E é com base em apenas um lado dessa ciência dúbia que a cruzada anti-tabagista tenta cassar direitos de cidadãos e criminalizá-los perante a sociedade. Fora os casos em que os resultados das pesquisas são intencionalmente divulgados de forma errada e manipulada, na melhor forma de "pseudociência". É disso que nós tratamos nessa seção.

    Total de artigos:
    4
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack