A Free Template from Joomlashack

A Free Template from Joomlashack

Brasil

Veja aqui as últimas notícias sobre a "política" de combate ao fumo e aos fumantes do governo e das ONGs brasileiras.

Anvisa tenta banir sabores mais uma vez

É a variedade de cores e modelos dos carros que faz com que adolescentes sem carteira de motorista saiam dirigindo por aí? São os vinhos suaves, as cervejas malzbiers e as cachaças com frutas que levam os jovens ao alcoolismo? A Anvisa parece acreditar que sim, porque tenta mais uma vez nesta terça-feira, 13/03/2012, votar uma resolução interna para banir do fumo o mentol, o cravo e outros elementos de sabor, sob o argumento de que eles são responsáveis por atrair os jovens ao tabagismo. É mais uma iniciativa descarada para ignorar todos os argumentos contrários já apresentados em audiências e consultas públicas.

Na Câmara, 360 mil contra CP 117 da Anvisa

Trezentas e sessenta mil assinaturas. Isso é o apoio que a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação conseguiu contra a consulta pública 117 da Anvisa, especialmente quanto aos trechos que proíbem que cigarros sejam colocados em locais visíveis nos pontos de venda. O catatau de folhas -- que representa apenas uma parte dos interesses comerciais sobre o assunto --  foi entregue nesta terça-feira (29 de março) ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

A audiência do faz-de-conta?

Você se lembra das consultas públicas de 2010 da Anvisa sobre as informações nos maços de cigarro e o uso de aditivos no fumo? Quase um ano depois das consultas, a maior parte do conteúdo das propostas foi enfiada na Medida Provisória 540/2011 -- praticamente na íntegra, sem qualquer consideração às contribuições enviadas pela sociedade. A medida, já aprovada pelo Congresso Nacional, apenas aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff. Ainda assim, a Anvisa realizou em Brasília, no dia 6 de dezembro de 2011, uma audiência pública sobre as consultas públicas 112 e 117. Querendo acreditar que a audiência não é uma mera encenação para fazer parecer democrática uma decisão já tomada, o FumantesUnidos.org apresentou suas propostas por escrito e em defesa oral.

Consultas Públicas da Anvisa: veja as participações do FU.org

A poucos dias do encerramento do prazo para envio de contra-propostas e contribuições às consultas públicas 112 e 117 da Anvisa, o FumantesUnidos.org enviou suas propostas de alteração à agência, apontando uma série de ilegalidades e absurdos nos textos. Veja aqui quais são nossos argumentos, e mande você também suas opiniões para o e-mail da Anvisa.

Joomla 1.5 Templates by Joomlashack