Twitter: @FumantesUnidos

    Contra o preconceito e o desrespeito

    Contra o preconceito e o desrespeito

    Pesquisa

    Como as mensagens e fotos contra o fumo nos maços de cigarro te afetam?
     
    Verdades e Mentiras

    A perseguição desmesurada aos fumantes tem causado uma série de casos de abuso, desrespeito, crueldade, autoritarismo, violência e violação dos mais básicos direitos humanos. A grande imprensa, movida pelo sentido do "politicamente correto" e temente da reação barulhenta e passional de governantes e entidades de combate ao fumo, raras vezes apresenta estes casos e as razões que os fazem ocorrer -- uma grande combinação de interesses, argumentos enganosos e muita hipocrisia. E com base em ideias falsas ou unilaterais, tenta-se transformar em criminosos cidadãos de bem que têm sentimentos, que têm amigos, que têm voto e que contribuem para o crescimento do Brasil como quaisquer outros.

    Nesta seção o FumantesUnidos.org desmente algumas das verdades pré-fabricadas que a cruzada antifumantes vende por aí, bem como mostra fatos, estudos, análises e evidências que são convenientemente escondidos ou retirados do debate público para que não permitam à população desenvolver um raciocínio próprio sobre a questão do fumo.



    INCA mente para causar pânico
    Verdades e Mentiras - Pseudociência
    A necessidade de justificar as verbas de dinheiro público que recebe leva o Instituto Nacional do Câncer a mentir deslavadamente e buscar enganar a população com lógicas falaciosas. Com grande alarde o INCA divulgou no dia 22 de agosto de 2008 uma pesquisa que "comprova" que "fumo passivo mata". Veja como essa inverdade foi construída.
     
    Matemática desmente os "custos públicos"
    Verdades e Mentiras - Pseudociência

    Um dos principais argumentos dos anti-tabagistas é de que os não-fumantes pagam a conta da saúde pública pelas doenças que o fumo causa nos seus adeptos. Basta um pouco de matemática simples para ver que isso é uma deslavada mentira de governantes que deveriam dobrar a língua antes de falar em gastos públicos com saúde.

     
    Fumar causa Alzheimer... nos anti-fumantes!
    Verdades e Mentiras - Pseudociência

    Em um flagrante exemplo de ciência enganosa e divulgação manipulada, a reportagem publicada no site Globo G1 (quarta, 16/04/08), com o título "Fumar e beber demais faz Alzheimer chegar quase dez anos mais cedo", é praticamente um jogo dos sete erros. Basta um mínimo de bom senso e inteligência para enxergar os erros do tal "estudo", em uma cobertura que foi financiada pela empresa farmacêutica americana Biogen Idec.

     
    Fumódromos e áreas de fumantes
    Verdades e Mentiras - Leis e Justiça

    A legislação brasileira é bem clara no que diz respeito aos espaços fechados onde os fumantes podem exercer seu prazer. À parte alguns casos de má interpretação ou pura e simples desobediência, a Lei 9.294/96 e o Decreto 2.018/96 definiram bem, entre outras coisas, os espaços de fumantes e não-fumantes e o que pode ser feito neles ou não, com o raro cuidado legislativo de não desrespeitar os direitos de nenhuma das partes.

     
    OMS conclui: fumo passivo não causa câncer de pulmão
    Verdades e Mentiras - Pseudociência

    Quem diria. Um dos principais episódios sobre a falta de conclusões cientificamente comprovadas sobre o fumo foi protagonizado pela própria Organização Mundial da Saúde, há dez anos. As organizações de combate ao fumo e a própria OMS tentaram esconder o fato, com censura e ameaça à imprensa.... mas teve que engolir em seco pouco depois.

     


    Joomla 1.5 Templates by Joomlashack