Twitter: @FumantesUnidos

    Contra o preconceito e o desrespeito

    Contra o preconceito e o desrespeito

    Pesquisa

    Como as mensagens e fotos contra o fumo nos maços de cigarro te afetam?
     
    Como posso participar?
    Variedades - Artigos

    Com grande prazer e gratidão o FumantesUnidos.org está ganhando grande destaque na mídia nacional e recebendo, a cada dia, o apoio de vários brasileiros indignados com a falta de respeito e bom senso da cruzada anti-fumantes. Gente que tem massa cinzenta para criar seus próprios raciocínios, em vez de engolir as idéias prontas que nos são empurradas por supostas "autoridades". Que tal usar essa inteligência para reforçar nosso movimento? Veja aqui como que seus conhecimentos podem ser úteis ao site!


    Antes de qualquer coisa -- e até por uma questão de honestidade --, é importante destacar que nós não pagamos nada. Simplesmente porque não recebemos dinheiro da indústria do tabaco, nem dos visitantes do site, nem de bares, hotéis e restaurantes que combatem as proibições ao fumo em prol da liberdade de seus clientes. Muito menos recebemos dinheiro do governo ou da indústria farmacêutica que quer vender Zyban e afins, como certamente recebem algumas "ONGs" (observe as aspas) anti-fumantes. Tudo que está no site é fruto de trabalho voluntário, e isso acaba agregando valor à nossa luta. Ninguém está aqui como mercenário.

    Isto posto, vamos mostrar algumas das idéias que temos, e como que você e outras pessoas poderiam colaborar para realizá-las. Em todos os casos, Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou, em caso de textos apenas, pela nossa página de Contatos, que pode ser acessada no alto de todas as páginas do FumantesUnidos.org. Seja muito bem vindo e obrigado pela participação!

    A área de "Usuários Registrados" (18/set/2009)

    Logo abaixo do menu principal do site há uma área de login para "Usuários Registrados". Todos os dias recebemos e-mails de gente que vê esse campo e pergunta como se cadastrar no site. O interesse é ótimo e muito bem vindo, mas por enquanto a funcionalidade oferecida aos usuários cadastrados é experimental e, por limitações técnicas e de recursos humanos, não temos condições de oferecer o recurso de cadastramento a todos os visitantes. Por ora, ele é feito por convite e limitado aos colaboradores que já enviaram ou enviam regularmente ao site artigos e notícias, bem como proprietários de outros sites e blogs de defesa dos direitos dos fumantes e algumas poucas autoridades envolvidas na questão. E, de qualquer forma, a área de usuários registrados do site só tem, por enquanto, um fórum de mensagens particular que serve como "sala de reunião" entre os colaboradores mais ativos. Em breve, quando houver mais recursos e colaboradores, esperamos poder oferecer o cadastro irrestrito para que visitantes possam, por exemplo, receber boletins informativos do site e outros serviços.

     

    Sou médico / dentista / da área de saúde em geral

    Certamente a saúde é um assunto que muito interessa aos fumantes, que freqüentemente dão a esse tema uma atenção muito maior do que as outras pessoas. O que uma pessoa fumante pode fazer para minimizar os supostos males causados pelo fumo? Em que situações de doenças e perturbações é recomendável não fumar? Pelo outro lado, em que situações o fumo não faz realmente todo o mal que se diz por aí? Como controlar o escurecimento dos dentes? Fumar realmente ajuda a emagrecer, ou a diminuir os efeitos da depressão? Se você tem a formação necessária para responder essas e outras questões futuras, entre em contato e deixe seu e-mail. Quando estivermos produzindo alguma reportagem especial sobre esses assuntos, você poderá ser procurado para uma breve entrevista online. Ou, se desejar, você pode escrever um artigo de próprio punho, relatar suas pesquisas e experiências, e por aí vai.

     

    Sou advogado / magistrado / estudante de Direito

    Os fumantes -- e, por tabela, até as pessoas que convivem com eles e gostam de suas companhias -- estão tendo seus direitos constantemente cerceados. Comerciantes que estimam a satisfação de seus clientes estão tendo prejuízos e indignação com a repressão à liberdade de cada pessoa de escolher como se divertir. Estamos sendo bombardeados de propaganda que ridiculariza as pessoas que fumam e incentiva a discriminação e o preconceito. Hipócritas tentam criminalizar um hábito absolutamente dentro da lei, bem como toda a cadeia econômica envolvida a ele. Enquanto isso, o Poder Executivo deixa de cumprir a legislação em vigor, para fazer parecer que é necessária uma outra legislação, criada por ele mesmo, de forma flagrantemente anti-republicana. A cruzada anti-tabagistas é uma área farta de possíveis debates e questionamentos jurídicos, que podem render interessantes artigos para o FumantesUnidos.org. E na nossa contra-campanha, muitas vezes é importante consultar advogados sobre a legalidade de determinadas ações, ou sobre as possibilidades de se recorrer às vias judiciais para que possamos assegurar nossos direitos como cidadãos. Ou, quem sabe, fazermos isso de fato, com pedidos de liminares, mandados de segurança e ações coletivas que possam garantir nossas liberdades e dar um basta às perseguições insanas que sofremos. Se isso tudo lhe interessa, mande seus contatos para nós!

     

    Sou cartunista / desenhista / artista gráfico

    O FumantesUnidos.org gostaria de oferecer para download uma série de materiais gráficos ligados à nossa campanha -- capas alternativas para maços de cigarros, adesivos para carros, folders, bottoms, estampas para camisetas e afins. Além disso, gostaríamos de receber propostas para uma nova logomarca do site, e teríamos o maior prazer em usar charges e cartuns para ilustrar nossos artigos (ou brilharem por conta própria!). Se você tiver um tempinho e disposição, mande sua contribuição para nosso e-mail de contato, de preferência nos formatos JPEG, PNG ou GIF.

     

    Sou webdesigner / programador PHP

    O FumantesUnidos.org utiliza o sistema livre de gerenciamento de conteúdo Joomla 1.5, altamente baseado em PHP e CSS, e uma template oferecida gratuitamente pelo site JoomlaShack. É a template que define todos os detalhes visuais do site (cores e tamanho dos títulos, textos, linhas separadoras, etc). Embora o sistema seja bastante conhecido, ainda são poucas as templates disponíveis para esta versão do Joomla, que devem ser baseadas em CSS para atender às mais recentes especificações de padronização da Internet mundial. Se alguém se dispuser a criar uma template exclusiva para o FumantesUnidos.org, será muito bem vindo!

     

    Falo e escrevo em inglês fluentemente

    São várias as associações virtuais de fumantes e seus defensores em todo o mundo. Nosso site tem parceria com alguns dos principais, tais como o Forces.org e o Freedom2Choose. Com larga estrutura, estes sites são freqüentemente alimentados com notícias de todo o planeta -- que, contudo, raramente aparecem na imprensa brasileira. O FumantesUnidos.org precisa de colaboradores capazes de visitar estes sites com alguma freqüência (semanal, por exemplo) e escolher uma ou duas das notícias mais interessantes destes sites para traduzir e até comentar se desejado -- basta mandar o texto para o nosso e-mail ou através da página de Contato. Da mesma forma, tais associações já mostraram grande interesse em apoiar o FumantesUnidos.org e estabelecer uma parceria internacional. Será muito bem vindo quem se dispuser a periodicamente traduzir para o inglês algumas das nossas notícias para que possamos enviá-las aos nossos sites irmãos no estrangeiro. Quem quiser fazer isso, pode visitar nossa página de links e conhecer os sites, e entrar em contato conosco para pegar os e-mails dos mantenedores internacionais. É válido lembrar que tais entidades estão constantemente se organizando para realizar eventos no exterior, e esta pode ser uma boa oportunidade para nossos colaboradores!

     

    Sou jornalista

    A produção de textos em um site como o FumantesUnidos.org é sempre grande e fundamental, especialmente quando é dotada do olhar crítico e curioso que é natural dos jornalistas. Artigos e interpretações das notícias que vemos sobre o combate ao tabagismo são sempre bem vindas, bem como reportagens; pingue-pongues com especialistas, comerciantes ou vítimas da perseguição; cobertura de fatos e eventos em sua cidade; e tudo mais que você pode imaginar de interessante para este veículo de comunicação inédito no Brasil. Também estamos em busca de pessoas que possam colaborar na seleção e edição de notícias que nos interessam, como clipping, e na elaboração de uma newsletter semanal ou quinzenal do site para distribuição por e-mail.

     

    Sou publicitário

    A campanha anti-tabagistas é essencialmente propaganda, no sentido mais antigo do termo; e fortemente baseada em publicidade. Seria até desnecessário realçar a importância que a ajuda de alguém do ramo de publicidade teria para o desenvolvimento de uma contra-campanha para combater os abusos aos direitos individuais e divulgar a liberdade de opinião, escolhas e atos do cidadão. Você pode colaborar criando slogans e textos para folders e demais materiais de divulgação da nossa causa; apontando formas para que a nossa campanha seja mais eficiente; sugerindo estratégias de divulgação do site; e por aí vai. O campo é enorme!

     

    Sou político / pertenço a um partido

    Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, um terço da população brasileira é de fumantes. Que também são cidadãos e eleitores. Que têm uma série de interesses diversos e até mais importantes, mas que em relação ao fato de serem fumantes até agora não tiveram nenhum representante político com coragem para enfrentar os abusos legislativos e executivos que vêm surgindo contra suas liberdades e seus direitos. Até agora, o populismo do politicamente correto vem sendo uma corrente que não encontra uma oposição que represente o anseio e a reflexão dessa numerosa parte da população. O desrespeito aos fumantes que surge na forma de propostas absurdas deve ser debatido e combatido com vigor nas esferas do Poder Legislativo, e também nas convenções partidárias -- afinal, trata-se de uma porção significativa do eleitorado; e na história da democracia brasileira já vimos várias outras minorias mostrarem força e se tornarem bandeiras políticas importantes. Leve essa discussão aos seus colegas de partido e de parlamento -- você contará com todo o nosso apoio e, certamente, com nossos votos.

     

    Participo de outro movimento contra discriminações

    A hipocrisia social e a repressão às escolhas e características de cada indivíduo não são, absolutamente, um problema exclusivo dos fumantes. Os obesos já estão sendo apontados no mundo inteiro como os próximos alvos da discriminação, acusados de serem responsáveis por muitos gastos públicos com saúde que poderiam ser evitados. Ainda hoje, e apesar de todos os avanços, o homossexualismo é apontado por alguns defensores do politicamente correto como uma doença que deveria ser extinta, e que jamais deveria ser presenciada em público. Pessoas de bem ainda são perseguidas por terem tatuagens, ou por usarem cabelos compridos, ou por se vestirem de uma forma ou de outra, ou por seguirem uma determinada religião ou se declararem ateus ou agnósticos, ou até mesmo por serem torcedores de um ou outro time de futebol! O FumantesUnidos.org é declaradamente opositor de todo tipo de discriminação pelas escolhas individuais, e o apoio de todas as outras entidades que têm a mesma visão é extremamente bem vindo.

     

    Comentários 

     
    +2 # Cbs.Caio Borges Santana 07-04-2011 08:32
    Hola, sou Caio Borges, vivo na argentina estou cursando agora Medicina, e estou no fim da minha faculdade, espero poder ajudar em algo.
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +4 # RE: Como posso participar?Rodrigo Prol 10-04-2011 01:30
    Quero parabenizá-los pela iniciativa de ter um site sobre o assunto e também no combate a discriminação que o fumante sofre diariamente por conta do Moralismo Histérico Higienista que tomou conta do país. E também sou fumante e creio no bom senso, algo que anda em falta atualmente...

    Em resumo, é isso...Abraços e parabéns pela iniciativa !!!
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +3 # RE: Como posso participar?Sandra Rodarte dos R 18-04-2011 19:08
    Gostei de conhecer o site. Parabéns! Ja não me sinto tão só.
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +2 # RAZÃO PRA A CAMPANHA ANGTI-TABAGISTASPereira Rios 30-09-2011 18:49
    Olá Sandra. Depois de muito analisar, descobri a razão dessa campanha contra nós. Estão querendo nos transformar nos bodes expiatórios culpados pela falência do sistema de saúde públoica, dai esse engajamento ferrenho do governo que não quer gastar mais do que os pífios 1,9% do PIB dom a saúde pública e precisa apresentar uma justificativa. E Faz isso com essa campnha tendenciosa, cheia de meias verdades e intolerância.
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +2 # RE: Como posso participar?marcos vinicios 20-06-2011 21:30
    atorei o site logo eu vou comesar a fumar
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +3 # RE: Como posso participar?maria fumaça 31-08-2011 16:19
    boicote ao cigarro nacional, até tirarem as fotos das embalagens,vamo s lá Brasil!!
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +3 # RAZÃO PRA A CAMPANHA ANGTI-TABAGISTASPereira Rios 30-09-2011 18:43
    Já saquei o que está por trás desta camapanha de discriminação dos fumantes. elemtar Meu Caro Walker, querem fazer dos fumantes os bodes expiatórios da falência do sistema de saúde púlbica. Exatamente como fez Hitler com os judeus. A saúde pública falida, ora, é muito mais fácil nos transformar em culpados por isso do que invertir mais na saúde. O Brasil gasta pífios 1,9% do PIB em saúde e 54% para pagamento de banqueiros agiotas. Ao invés de aumentar a rubrica da saúde.....arruma-se uma Geni, no caso: nós os fumantes. E o fazem com estatísticas fajutas, argumentos pseudo-científicos e todo esse blá blá moralista e fascista.
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +6 # FUMANTE HÁ 70 ANOS, SEM PROBLEMASALAN ERIC WOOTTON 08-11-2011 11:59
    Sei que não vão publicar esse meu e-mail, porém preciso dizer algo importante.
    Tenho 84 anos e fumo desde os 14 anos. Hoje fume 40 cigarros por dia.
    Cada vez que visito um médico, ele manda tirar uma radiográfia dos meus pulmões, e o resuoltado mostra que não tenho problema algum.
    Como sou inglês, bebo um libro de chá preto, com um pouquinho de leite, por dia, e ao investigar na internet, tudo indica que é essa é a solução … no meu caso.
    Não pretendo deixar de fumar, simplesmente porque gosto!
    Agora pergunto: Quantos viciados no fumo, deixam de fumar, porém começam a tomar drogas? O que é pior, cigarro ou drogas?
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +2 # ParabénsJosé Silva 27-11-2011 20:19
    Até que enfim um site sério sobre tabagismo!
    Obrigado.
    Com relação à campanha contra o fumo, teria muita coisa a dizer, mas, como gosto de uma teoria da conspiração, restrinjo-em a grafar que acho que é o cartel das drogas que está de olho no filão de alguns bilhões de fumantes pelo mundo e, como uma bela fatia da economia e, consequentement e, da política já está na mão desta turma, fazem lobby e os governos fazem leis que beneficiam os dito cujos e, se continuar nesta pisada, o fumo para a ilegalidade, os usuários para os produtos sem controle de qualidade e a não contribuição com a sociedade pelo recolhimento dos impostos.
    O lamentável é que os próprios fumantes se sintam culpados pelo hábito e se calem.
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +5 # RE: Como posso participar?Lucas Bettoni 16-12-2011 23:13
    Criei uma página no facebook para tentar promover discussões a respeito da atual perseguição aos fumantes. Peço que por gentileza me ajudem a divulgá-la.
    http://www.facebook.com/pages/Fumantes-contra-a-discrimina%C3%A7%C3%A3o-Brasil/281867858526297?sk=wall
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +3 # ABSURDOSJeane 28-12-2011 19:20
    Estou sendo processada por um vizinho por fumar dentro do meu apartamento.Como moro em frente o elevador ele se sente incomodado quando passa na minha porta e sente o cheiro do cigarro.Na audiência me pediu para fumar de portas fechadas.
    Claro que eu disse não.
    Contei essa história para demonstrar o quanto nossos direitos estão sendo cerceados, até mesmo dentro de nossas casas os não fumantes querem ter direitos.
    Fiquei feliz por achar mais gente que me apoia no sentido de não aceitar esse preconceito absurdo.
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +4 # o prazer de fumarDaniel Melo 07-01-2012 10:59
    Pena que não estejam cadastrando usuários. De qualquer forma vai aqui o meu currículo, tenho 61 anos, sou Veterinario e trabalho em Inspeção de Carnes (controle de doenças e garantia da inocuidade dos alimentos), sou pos graduado em Alimentos e me assusto com tantas sandices que dizem do cigarro. Enquanto isto muitos problemas de saúde pública, como o alcoolismo ficam de lado, talvez o meu cigarro possa me fazer mal, mas eu na mato as pessoas por fumar um pouco a mais e nunca vi nenhuma manchete dizendo que um fumante atropelou e matou pessoas, enquanto isto os únicos "perseguidos" são os fumantes. Hipocrisia de uma sociedade que tem (e sempre teve) interesses excusos.
    Daniel Melo
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +1 # RE: Como posso participar?Paulo Cesar 05-05-2012 23:17
    ...cigarro faz mal?...sim. Mas muito menos mal que os anabolizantes introduzidos no gado de corte....nos frangos...da radiação emitida pela tela da TV ...do PC...dos radares militares...dos combustíveis dos automóveis e da lancha do vampiresco Serra...
    Sou fumante e não fumo em lugares fechados (somente na minha casa, onde pago impostos e onde ainda sou o dono do meu nariz). Realmente ninguém é obrigado a tolerar a fumaça emanada do meu cigarro e isso eu respeito. Mas jogar o povinho contra os fumantes é manobra para entreter esse povinho muquirana, que assim pode extravazar toda a revolta interior a qual não tem coragem em jogar na cara desses governantes também muquiranas. O povão morre de fome e de doenças decorrentes de habitações piores que as que existiam em qualquer gueto durante a última grande guerra. Povão...exijam trabalho e salários decentes para que possam criar seus filhos com dignidade.
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +2 # Adoro fumarAna Carolina 16-06-2012 22:36
    Sou Ana Carolina. Tenho 24 anos. Fumo desde meus 16 anos. Nunca quiz parar de fumar, pois quando fumo me sinto muito bem, calma, alegre, feliz e etc.
    Aqui procuro conversar com outras meninas que tambem gostem de fumar e se sentem bem sendo fumantes!
    Responder | Responder com citação | Citar
     
     
    +1 # AOS FUMANTESWEBER DE SOUZA RIZZO 25-10-2012 22:15
    EU SOU SOLITARIO E DOENTE FUMAR ME TRAZ DISTRAÇAO E ME ACALMA MAS RESPEITO QUEM NAO FUMA MANTENDO DISTANCIA POR ISSO OS NAO FUMANTES PODERIAM RESPEITAR OS ADEPTOS DO TABACO PORQUE A DISCRIMINAÇAO CONTRA FUMANTES E MUITO GRANDE OUTRA COISA NAO FUMEM PERTO DE CRIANÇAS E IDOSOS SO ASSIM GANHAREMOS O RESPEITO NECESSARIO PARA UMA BOA CONVIVENCIA ENTRE AMBOS.
    Responder | Responder com citação | Citar
     

    Adicionar comentário


    Código de segurança
    Atualizar

    Joomla 1.5 Templates by Joomlashack